Notícias
Continuam os ensaios para o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre
9 de março de 2015
Dois mil anos depois, o som das correntes, a gritaria, o choro e os açoites ainda ressoam. Afinal, trazida pela multidão, estava Maria Madalena, rumo ao julgamento de Jesus, após ter sido flagrada em adultério. Ainda hoje, são muitas as pedras que a sociedade carrega nas mãos. E a mensagem de Jesus permanece inalterada e bastante atual: que tenha a coragem de lançar a primeira pedra quem nunca cometeu um pecado.
Na tarde de domingo, 8 de março, no pátio da Comunidade São Cristóvão, bairro Aymoré, em Guabiruba, foi realizado o terceiro ensaio do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre”. No Dia Internacional da Mulher, o diretor artístico do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre”, Emerson Schmidt, não escondeu a emoção de apresentar um roteiro narrado por Maria Madalena. “Neste domingo a reflexão não poderia ser melhor. Apresentamos um teatro de uma época na qual a mulher não era considerada gente, não tinha o status de pessoa. Jesus veio para quebrar essa realidade excludente, através de uma mensagem de amor, fraternidade, ajuda entre as pessoas e igualdade de gênero. Ninguém é melhor ou mais do que ninguém. E Jesus nos veio ensinar isso, por tudo que fez pelas mulheres enquanto esteve entre nós”, explica o diretor artístico.
Segundo Emerson, o contexto mudou e a condição da mulher melhorou. No entanto, ainda não se vive em uma sociedade plenamente igualitária. “A situação ainda não é a ideal. A mulher ainda sofre violência de todas as formas e é discriminada em diversos aspectos. Por isso, nossa missão é fazer ecoar este grito para que as pessoas entendam que ainda há muito para se melhorar. E contribuir com essa mudança de pensamento e de realidade também é o nosso objetivo”, garante.
A voluntária que interpreta Maria Madalena, Joice Terezinha Alves Lana, também estava emocionada pela relevância do papel que desempenha numa data tão significativa como o Dia Internacional da Mulher. “É gratificante estar aqui e apresentar um pouco mais sobre a história de vida e superação de Maria Madalena. Ela nos mostra que é possível superar os obstáculos e seguir em frente, construindo uma história melhor. Por isso, espero que as mulheres também continuem firmes nesta caminhada, com perseverança, amor e fé em Deus”, ressalta.
Terceiro ensaio
Este foi o terceiro ensaio do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre”, realizado pela Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), com coordenação de projeto da PrismaCultural e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guabiruba.
De acordo com o diretor artístico, os ensaios seguem melhor do que se esperava, com forte engajamento das cerca de 400 pessoas envolvidas no projeto. Na hora marcada todos já estão no local para iniciar o ensaio e começam a compreender melhor as entradas e saídas do palco e as ações que precisam executar em cada cena.
“É a primeira vez que trabalhamos com o áudio pronto e completo desde o primeiro ensaio. Assim, fica mais fácil para o elenco entender e se basear na cena, através da trilha sonora e das gravações de fala. São mais três ensaios pela frente, até a apresentação do espetáculo nos dias 2 e 3 de abril. Tenho certeza de que será a melhor edição de todas. A mensagem é maravilhosa. Vamos falar de amor, de fé e de alegria. Quem vier, não vai se arrepender”, observa.
Venda de ingressos
Já estão disponíveis para venda os ingressos do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre”. Ao valor de R$ 10, as fitas amarelas são para o dia 2 de abril, Quinta-Feira Santa, às 20h30. Já as fitas vermelhas são para a apresentação no dia 3 de abril, Sexta-Feira Santa, às 19h30.
Os pontos de venda em Guabiruba são: Mercado Baron, Supermercado Carol, Fundação Cultural de Guabiruba, Loja Cristão Evangelizar, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Supermercado Kohler, Supermercado Rothermel e Mercado Bom Dia. Já em Brusque, os ingressos podem ser adquiridos na Paróquia São Luís Gonzaga, Supermercado Carol (São Pedro, Guarani e Dom Joaquim) e Loja WJ (centro).
Da mesma forma, já iniciou a venda de ingressos online, através do endereço eletrônico: contato@aacsp.com.br. A retirada para os ingressos solicitados por e-mail será feita no dia, e no local do evento.