Notícias
Pavimentação da rua Euvaldo Ebele é inaugurada
7 de fevereiro de 2015
A primeira entrega oficial de obras pela Prefeitura de Guabiruba em 2015 ocorreu na manhã de sábado, 7 de fevereiro, com a inauguração da rua Euvaldo Ebele, no bairro Lageado Baixo. Participaram da cerimônia vários moradores e autoridades, como o prefeito Matias Kohler, vice-prefeito, Valmir Zirke, presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Eilert dos Santos, secretário de Obras, Jair Antônio Brambila e secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Wagner Butsch. O morador Odair Cavichioli, 41 anos, representou os demais e agradeceu os trabalhos executados na rua.Marcaram presença ainda os vereadores Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann. Waldemiro Dalbosco e Valdeci Gomes Ferreira.
A obra foi resultado do Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária, o qual estabelece a parceria entre Poder Público e cidadãos na colocação de lajotas, calçadas e melhorias na drenagem pluvial de ruas secundárias do município. Para o Poder Executivo, a obra custou cerca de R$ 90 mil, sendo mais da metade (aproximadamente 56 mil) em mão de obra para colocação de paver, lajota e meio fio. Esta é a sexta rua entregue pelo programa.
O prefeito Matias Kohler destacou a participação dos moradores da rua e disse que ela serve de exemplo para as demais. “O morador da Euvaldo Ebele aceitou a nossa proposta de construção da cidade em parceria com o Poder Público. Hoje temos cerca de dez ruas na fila de espera e quase 20 em processo para ser pavimentada pelo Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária. Essa parceria nos permite fazer mais obras e atender melhor as necessidades do município”, pontuou o prefeito.
O presidente do Poder Legislativo também enalteceu o comprometimento da população quando faz parte da construção da obra e disse que não só os moradores ficam felizes com isso. “Nós do Poder Público nos sentimos felizes de ver a cidade ficando mais bonita, com mais segurança, com calçadas, uma via sem poeira, o que traz também qualidade de vida à população”, disse Santos.
Romilde Bernardete Ebele, 53 anos, é nora de Euvaldo Ebele, que empresta seu nome à rua. Ela conta que antigamente eram os moradores que construíam o acesso, colocavam a tubulação e doavam terreno para construção da rua, processo em que seu sogro muito contribuiu. Sábado ela comemorou mais um avanço na qualidade de vida dos moradores. “Além da poeira que diminuiu muito, a rua ficou muito bonita. Quando chovia a lama vinha toda na brita, as costureiras chegavam de bicicleta na confecção que nós temos todas respingadas de lama. Hoje elas chegam com o tênis limpo. Até elas estão contentes. Foi um dinheiro bem investido. Faria tudo de novo”, disse Romilde.
Ruas Inauguradas do Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária
Vereador Guilherme Gartner, Centro
Oscar Baron, Guabiruba Sul
Edmundo Schlindwein, Guabiruba Sul
Vendelino Kohler, Imigrantes
José Rodolfo Nuss, Aymoré