Guabiruba divulga balanço da Campanha de Aids

15 de dezembro de 2014

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Desde o início do ano, a prevenção de Hepatites Virais, Sífilis, Gonorreia e Aids tem sido trabalhada pela Secretaria de Saúde de Guabiruba. Em dezembro, com o Dia Mundial da Luta contra a Aids, as ações se intensificaram nas Unidades Básicas de Saúde com a realização de testes rápidos e a montagem de uma barraca inflável durante um dia no posto em que a campanha estivesse ocorrendo. O objetivo foi chamar a atenção de quem passasse pelo local e atrair o cidadão para fazer o teste. Nesta segunda-feira, 15, a Vigilância Epidemiológica divulgou os dados finais da campanha. Foram aproximadamente 300 testes realizados, sendo positivo quatro de Hepatite B, um de Hepatite C e um de HIV.

A psicóloga da Vigilância Epidemiológica responsável pela campanha em Guabiruba, Gisele Cristina Schiochet Haas, avalia de forma positiva os números. “A proporção de testes realizados em relação ao número de resultado positivo, é satisfatória. Porém, muitas das pessoas que participaram da campanha não estavam no grupo de risco. Então, para o próximo ano queremos atingir mais os grupos de risco”, enfatiza.

São considerados grupos de risco as gestantes em serviços de pré-natal, parturientes, portadores de DST ou casos suspeitos, pessoas com diagnóstico de tuberculose ativa ou infecção latente, populações em situação de privação de liberdade, indígenas, pacientes em serviços de pronto atendimento (urgência e emergência), moradores de rua, usuários de drogas, pessoas em situação de exposição sexual de risco ou violência sexual e profissionais de saúde acidentalmente expostos a materiais biológicos potencialmente contaminados.

O teste é rápido, como o nome mesmo diz. Gisele explica que o paciente passa por um aconselhamento antes de tirar sangue, onde são repassadas as orientações sobre cada doença. Em seguida, ele faz o teste e em quinze minutos sai com o resultado.

Fez parte da campanha neste ano uma dinâmica entre as Unidades Básicas de Saúde. Cada equipe teve que fazer uma paródia sobre as doenças e apresentar para as demais e para três jurados, que definiram a melhor apresentação. A equipe vencedora foi do bairro São Pedro. “A ideia foi fazer com que as equipes trabalhassem com as doenças de uma forma divertida e acolhedora, envolvendo também a comunidade. O resultado foi muito bom. Tivemos a criatividade e a integração entre os profissionais como destaques”, avalia a psicóloga.

Para as pessoas que estão no grupo de risco e não participaram da campanha, podem procurar sua unidade de saúde ou a Vigilância Epidemiológica para analisar o dia em que o teste pode ser aplicado. Mais informações pelo telefone 3354-2313.

http://youtu.be/BHFO7JUGWqk

leia também