Guabiruba adere à Campanha Novembro Azul

17 de novembro de 2014

Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde Notícias

Para reforçar as informações sobre o câncer de próstata, diagnóstico, sintomas e comportamentos que indicam uma vida saudável, a Unidade Básica de Saúde do Aymoré organizou uma ação para marcar a Campanha Novembro Azul. Além de enfeitarem o posto com o tema da campanha e distribuírem material para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata na quinta-feira, 13, a ação visou promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

A campanha será realizada durante todo mês, às quartas-feiras, com um médico disponível na unidade para realização do atendimento preventivo e com um enfermeiro fazendo testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites Virais. Além disso, um dentista fará avaliação bucal para os homens. Nas demais unidades de saúde de Guabiruba, o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) está disponível.

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Entre os sintomas do câncer de próstata, está a dificuldade de urinar e a frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina. Quem tem histórico familiar da doença, deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen, e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. “Ela produz cerca de 70% do sêmen e representa um papel fundamental na fertilidade masculina”, explica a auxiliar de Enfermagem do Aymoré, Estela Marian Santos.

Para que essas informações e outras mais específicas sobre o câncer de próstata chegue à população, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, é parceira da Câmara de Vereadores na realização da palestra Novembro Azul com o urologista Humberto Teruo Eto no dia 26 de novembro, às 19h30, na própria Câmara. Mais informações sobre o assunto devem ser obtidas pelo telefone 3354-0141 ou na Câmara pelo 3354-0655.

 

leia também