Dia D contra Pólio e Sarampo imuniza 290 crianças

10 de novembro de 2014

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

As bolas coloridas de plástico entregues as 290 crianças ajudou a deixa-las mais alegres depois de tomarem a vacina no sábado, 8, durante o primeiro Dia D da Campanha contra a Poliomelite e o Sarampo, que terá o segundo Dia D em 22 de novembro na Policlínica. Com dois anos de idade, o pequeno Davi Zimermann foi uma das crianças imunizadas no sábado e, não chorou. “Ele é bem forte. Há três semanas levei ele tirar sangue e foi a mesma coisa. Saio de casa dizendo a verdade. Que ele vai ganhar uma picadinha para evitar uma doença”, conta a mãe Helena Zimermann, 38 anos, moradora do bairro Guabiruba Sul.

Crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem tomar a vacina contra a Pólio, doença infectocontagiosa também chamada de Paralisia Infantil. Já a vacina contra o Sarampo é destinada às crianças entre um ano e cinco anos incompletos. A meta da Secretaria de Saúde de Guabiruba é imunizar 1.440 crianças.

Para a costureira Mariza Scharf, 35 anos, toda dor no filho, é sentida pela mãe. “A Thais tem um ano e seis meses e a gente sabe da importância da vacinação. Mas sempre acaba sentindo um pouco dessa dor. Hoje ela ficou bem calma e logo se distraiu com a bola e parou o choro”, conta Mariza.

Conforme a secretária de saúde, Patrícia Heiderscheidt, a movimentação foi boa durante o primeiro dia de mobilização e quem não compareceu à Policlínica têm até o dia 28 para imunizar seu filho. “É importante levar a carteira de vacinação e verificar qual é o dia que estaremos aplicando a vacina nos bairros. Caso alguém não consiga ir na sua unidade de saúde, teremos o dia 22 de novembro a Policlínica aberta das 8h às 17h”, informa.

A Campanha de Vacinação continua nos bairros. No dia 14, a imunização ocorre no Aymoré, no dia 18 no Lageado Baixo e no dia 20 na Unidade do Imigrante. O bairro Guabiruba Sul recebe a campanha no dia 25 e o São Pedro no dia 26. Os horários de atendimento serão os habituais das Unidades Básicas de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-2313.

leia também