Guabiruba participa do Projeto Rotas de Itajaí

7 de novembro de 2014

Diretoria de Meio Ambiente Notícias

Após nove horas de estrada, os participantes da primeira viagem de estudos do Projeto Rotas do Itajaí do Centro Universitário de Brusque - Unifebe chegaram a Serra Gaúcha na quinta-feira, 6, e deram início ao estudo de boas práticas de turismo, cujos modelos possam ser adaptados a cultura e as peculiaridades dos municípios da região, entre eles Guabiruba. O diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Sidnei Dematé, integra o grupo e estuda os modelos turísticos utilizados no local.

A primeira empresa visitada pelo grupo foi a Cristais de Gramado. Além de conhecer toda a área comercial do empreendimento, os participantes vivenciaram o processo de fabricação de uma peça de cristal pelo método milenar de produção de cristais. A visita à empresa teve como tema principal o empreendedorismo e a qualidade no atendimento. A tarde iniciou com uma palestra no Convention & Visitors Bureau da Região das Hortênsias, tendo como foco os seguintes temas: Captação de Eventos, Mapa de Sazonalidade, Natal Luz e Educação para o Turismo. Os participantes ainda tiveram oportunidade de conhecer o escritório onde funciona o Convention. “Chamou a atenção que no Convention nos foi relatou que em Gramado tudo foi criado, desde o Lago Negro até o Natal Luz e assim por diante. Diferente de Canela, onde há belezas naturais. Então, trazendo para Guabiruba, não tenho dúvidas que podemos nos tornar referência em turismo, pois temos condições, temos belezas naturais e podemos avançar”, avalia Dematé.

Outro fato que chamou a atenção do diretor é que Gramado trabalha o turismo nas escolas. Existe uma disciplina na grade curricular sobre o assunto, fazendo com que as crianças sejam educadas com esse olhar. “Estamos sugando tudo o que tem de bom e que podemos adaptar a nossa realidade. Quem sabe em parceria com a Secretaria de Educação não podemos trabalhar a disciplina nas escolas futuramente”, fala.

O grupo conheceu também a empresa Chocolate Florybal, onde acompanharam o processo artesanal de produção de diversos tipos de chocolates, além de visitar a loja onde os produtos são comercializados diretamente ao consumidor final. Neste empreendimento, os objetos de estudos foram a qualidade no atendimento voltado ao turismo e o apoio e envolvimento da atividade turística regional. Os participantes visitaram ainda a empresa Café Colonial para conhecer formas alternativas de comercializar um típico café colonial. 

Para fechar as atividades de quinta-feira, os participantes conheceram algumas atividades desenvolvidas pelo Natal Luz de Gramado, sendo uma delas ao ar livre e, por fim, participaram do 29º Desfile de Natal de Gramado. “Todas as atividades relacionadas ao Natal Luz são organizadas pela Autarquia Municipal de Turismo Gramado Tur, a quem compete o planejamento de atividades vinculadas ao turismo e a cultura de Gramado. O estudo do evento teve como foco o associativismo e parcerias para o turismo, Natal Luz, qualidade no atendimento, resgate histórico e cultural, preservação da cultura e apoio e envolvimento com a atividade turista regional”, explica a coordenadora do projeto, Rosemari Glatz.

Na sexta-feira, 7, o grupo de estudos conheceu os empreendimentos e projetos nos municípios de Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.      

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unifebe

leia também