Notícias
Escola Reunida Municipal Cesário Regis completa 80 anos
20 de outubro de 2014
No domingo, 19 de outubro, a Escola Reunida Municipal Cesário Regis, localizada no bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, chegou aos seus 80 anos de fundação. Para comemorar o aniversário, uma cerimônia de homenagens foi realizada na tarde de sexta-feira, 17, com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Waldemiro Dalbosco, secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, presidente da Associação de Pais e Professores – APP, Valmir Comper e o padre Vilson Comandolli, que abençoou a escola, os estudantes, familiares e a comunidade que prestigiou o evento. Na oportunidade, foram homenageadas as professoras que passaram pela direção da escola e familiares de Cesário Régis, que empresta seu nome ao educandário.
A diretora da instituição de ensino, Danusa Vilena dos Santos, disse que a data podia ser resumida em duas palavras: agradecimento e alegria. Agradecimento por fazer parte da história da escola de forma tão intensa e sentir a parceria e a sinergia do espírito coletivo. “Agradecimento ainda por quem lutou com sabedoria e conduziu esta escola por caminhos do bem, da honestidade e do bom exemplo aos estudantes”, continuou Danusa. A alegria, segundo ela, deve-se a todas as conquistas do educandário e o reconhecimento por parte das crianças. “A nossa história é de luta e de crescimento”, frisou a professora.
A secretária de Educação relembrou que em 19 de outubro de 1934 foi instalada no local a Escola Pública Mista Thomaz Coelho, na época pertencia a Brusque. A construção da atual escola iniciou em 1956 e foi chamada Escola Isolada Estadual Desdobrada de Lageado Baixo, construída por um terreno cedido por Cesário Régis, nome dado à escola pelo Decreto Municipal n° 640/98. “Esses 80 anos da escola são bem significativos para nós. Foram muitas as conquistas e, claro, temos desafios pela frente. Uma é melhorar a infraestrutura e já conseguimos os recursos para uma escola nova, que será construída no terreno doado pelo empresário Juliano Schumacher e provavelmente no início do ano que vem iniciaremos a obra”, declarou Edna.
A cerimônia de 80 anos teve a participação do Coral da Igreja Católica. Para o presidente da Câmara de Vereadores, 80 anos parece muito. Mas quando o assunto é educação, nunca haverá o muito. “O esforço não será muito, a dedicação não será muita, o investimento não será muito, nem o conhecimento será muito. Estudem bastante e cuidem bem da escola de vocês”, disse ele.
A Escola atende alunos do Pré e dos Anos Iniciais - até o 5º ano. Começou com 20 estudantes e hoje tem 205.