Intercambista alemã realiza estágio em hospital de Guabiruba

16 de outubro de 2014

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Nesta semana, Emilie Bublies, da cidade de Weingarten – Baden, iniciou seu estágio na Associação Hospitalar de Guabiruba. A adolescente tem 18 anos e veio ao município por intermédio da BSG, associação presidida pelo ex-prefeito de Karlsdorf, Egon Klefenz, e co-irmã da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), sediada em Guabiruba. O estágio é voluntário e tem duração de seis meses.

Emilie estuda a Língua Portuguesa e já compreende muito do que é dito. No hospital, ela conta com o auxílio da diretora, Roseli Kohler, que fala alemão. O seu objetivo é acompanhar a realidade da saúde guabirubense e ficar mais próxima da Medicina, faculdade que pretende cursar ao retornar para sua terra Natal. No hospital, ela auxiliará nas atividades de rotina.

A adolescente disse que sempre teve interesse em sair do seu país para fazer algum curso e buscou informações sobre a região de Guabiruba na BSG, após indicação de um tio. Pela primeira vez no Brasil, Emile conta que achou o país exótico e ficou surpresa com tanta floresta. Para ela o Brasil é um país espaçoso e com um povo muito querido.

Intercâmbio profissional

Conforme o presidente da ACIC, Valdir Riffel, quando as associações foram criadas, num primeiro momento o estímulo foi cultural. “Começamos pelo lado mais fácil, que é a área cultural, que todos já sabem da intensidade na região, seja de famílias, instituições, grupos de canto e dança. E depois a gente partiu para intercâmbios mais direcionados, profissionais, com estudantes”, explica.

O estudante de Guabiruba, Guilherme Debatin, voltou neste mês da Alemanha, depois de estagiar por seis meses em uma empresa daquele país. “Ele também realizou o estágio por intermédio da ACIC e da BSG. E nosso objetivo é ampliar ainda mais esse trabalho. Estamos aprimorando parcerias com a Unifebe, Prefeitura de Guabiruba e de Brusque para abrir cada vez mais o leque em todas as áreas”, pontua Riffel, lembrando que no fim deste mês o município recebe a visita dos estudantes intercambistas.

Para o prefeito, Matias Kohler, a troca de experiências é um dos fatores positivos dos intercâmbios ocorridos na cidade. “O intercâmbio por si só já é positivo. Quando busca metas, torna-se muito mais produtivo e, dentro dessa linha, vários guabirubenses estão tendo oportunidades. Há o interesse do município de que essas experiências se intensifiquem”, ressaltou. 

leia também