Notícias
Reunião define rumo da Escola Estadual Professor João Boos
14 de outubro de 2014
A administração municipal de Guabiruba esteve reunida na tarde de terça-feira, 14 de outubro, em Florianópolis, com o secretário de Estado da Educação (SED), Eduardo Deschamps, para tratar sobre as melhorias da Escola Estadual Professor João Boos. O educandário teve reformas apresentadas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR em setembro do ano passado e em 15 de outubro de 2013, durante uma visita ao município de Guabiruba, o governador Raimundo Colombo anunciou a construção de uma nova escola.
No entanto, a situação de indefinição sobre o destino do educandário veio à tona durante um encontro na SDR com o Secretário de Estado da Educação e a administração municipal de Guabiruba, quando a secretaria de Estado apontou as dificuldades e limitações para a construção de uma escola nova. Nesta terça-feira, as autoridades se reuniram para chegar a um consenso.
Conforme o secretário de Estado da Educação, a demolição da estrutura antiga seria um dos principais empecilhos para a construção de uma nova escola. “Ao analisar o processo, nós verificamos que para fazer uma construção nova seria preciso demolir a antiga. Esse é o tipo de processo que, dadas as condições da escola, o Ministério de Educação não autorizaria”, pontuou. “Considerando isso, estamos fazendo uma reorganização no processo de reforma da escola e vamos trabalhar com ampliação e com uma escola totalmente nova. Vamos fazer todo orçamento e a organização com recursos do Governo do Estado para cumprir a palavra do governador de construir uma nova escola na localidade”, disse Deschamps.
Segundo ele, a expectativa é de que a licitação seja lançada neste ano para até o primeiro semestre de 2015 as obras sejam iniciadas.
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, esclareceu que a administração municipal jamais se opôs às reformas, apenas apresentou ao governador a possibilidade de uma nova construção, já que os valores para as reformas seriam de aproximadamente R$ 7 milhões. “O governador achou a proposta interessante, ligou para Florianópolis naquele momento e já numa coletiva de imprensa no salão nobre da Prefeitura anunciou que teríamos um colégio novo. Para nós, esse encaminhamento estava certo. Mas a administração não é contra a reforma. O que queremos é que nossos alunos de Ensino Médio tenham uma estrutura adequada e hoje o João Boos não oferece essa estrutura”, pontuou o prefeito.
Kohler afirmou que a partir da reunião desta terça, o município deixará o processo do João Boos ser conduzido por quem tem essa atribuição. “Estamos deixando o processo ser conduzido pelo Estado, Secretaria de Educação, SDR. O ensino médio é atribuição do Estado e assim cabe a ele garantir a estrutura para seu efetivo funcionamento. Somos parceiros na construção de soluções dentro das nossas possibilidades”, ressaltou.
Entre as autoridades presentes na reunião, estavam o vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o secretário de Desenvolvimento Regional, Jones Bosio, diretora de Infraestrutura do Estado, Karen Lipp, gerente de Projetos do Estado, Lucas Faversani, diretor da escola Professor João Boos, Thomaz Nagel, ex-prefeito de Guabiruba, Orides Kormann, além de integrantes da SDR de Brusque.