Ação preventiva marca campanha Outubro Rosa – Pink Stop no Aymoré

8 de outubro de 2014

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Quem passou em frente à Unidade Básica de Saúde do Aymoré nesta quarta-feira, 8, foi abordado pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Cinco agentes Comunitárias de Saúde, duas técnicas de Enfermagem, uma enfermeira, um dentista, uma médica e uma zeladora dividiam as tarefas do Outubro Rosa – Pink Stop, uma campanha que consistiu em muita atenção e cuidados com a saúde da mulher. Uma equipe ficou na rua distribuindo preservativos e material informativo sobre HIV/Aids, Sífilis e Hepatite B e C. Ali também era feito o convite para as mulheres entrarem na unidade para a realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, câncer de mama e avaliação bucal.

A costureira Ana Paula Rampelotte, 29 anos, foi uma das moradoras do bairro que aproveitou as ações e fez um check up. “É muito bom fazer os testes e ter o resultado na hora. Demora poucos minutos e a gente sai mais aliviada, porque graças a Deus deu tudo certo”, comenta ela, que durante a avaliação bucal já teve um procedimento dentário realizado. “Fui pega de surpresa pelo dentista, porque precisava tirar um dente e evitava. Quando percebi, ele já havia tirado”, comenta a costureira.

Como ela, outras mulheres foram atendidas na unidade e receberam importantes informações sobre cuidados com a saúde. O odontólogo Gastão da Cunha foi o responsável pela avaliação dentária e a médica Fe Esperança Castañeda Lopez ensinou a prática do autoexame da mama, realizando o procedimento e indicando mamografia e ultrassom nos casos indicados.

“Queremos sensibilizar e conscientizar as mulheres, principalmente sobre a prevenção do câncer de mama, que é um agravante hoje em dia”, destacou a enfermeira responsável pela unidade, Ana Carolina Schnaider da Silva Luebke. 

De acordo com a secretária de Saúde de Guabiruba, Patrícia Heiderscheidt, essa foi mais uma das atividades realizadas no município para marcar o Outubro Rosa. Camisetas da campanha estão sendo usadas pelas mulheres da secretaria e de outras repartições públicas as segundas e quintas-feiras, dias de maior movimento. Luzes cor de rosa também foram instaladas na prefeitura e na Policlínica. “Todas as ações têm como principal objetivo chamar a atenção de mais mulheres para a prevenção do câncer de mama”, reforça a secretária.

Outra ação do Outubro Rosa será realiza pela Prefeitura em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário de Brusque e Guabiruba - Sintrivest, Câmara Municipal de Vereadores e Hospital Azambuja. A palestra vai destacar a mamografia e está marcada para o dia 30 de outubro às 19h na Câmara de Vereadores de Guabiruba. A palestra é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354 0141.

 

leia também