Notícias
Alunos da Escola Reunida Municipal João Jensen visitam órgãos públicos
7 de outubro de 2014
Os alunos do 3º ano da Escola Reunida Municipal João Jensen, acompanhados da professora regente Elaine Cecato, visitaram a Prefeitura de Guabiruba, a Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria de Educação e alguns atrativos da cidade durante uma atividade de estágio das acadêmicas Aline Thaís Siegel e Mayara Riffel, o qual faz parte da grade curricular do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque - Unifebe, de orientação da professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo. O projeto de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pretendia ampliar o conhecimento sobre o município.
Inicialmente, os alunos conheceram a Secretaria de Educação, momento em que foram recebidos por toda a equipe. Em seguida, visitaram o Poder Legislativo e aprofundaram seus conhecimentos sobre o local onde ocorrem os debates sobre as leis municipais. Depois de uma folguinha para um piquenique na Praça Theodoro Debatin, estiveram no Gabinete do Prefeito.
Os estudantes bombardearam o prefeito Matias Kohler e o vice, Valmir Zirke, de perguntas. Desde as atribuições do Chefe do Executivo, até a rotina deles, divisão de setores da prefeitura e perguntas pessoais. Muitos quiseram sentar na cadeira do prefeito, serem fotografados e declarar que serão o próximo prefeito.
Os estudantes visitaram ainda a Mini Cidade e a casa do Pelznickel Platz, ambas localizadas no bairro Imigrante.
Conhecendo o município
Conforme a estagiária de Pedagogia e moradora do bairro São Pedro, Aline Thaís Siegel, o objetivo principal da atividade foi fazer com que os estudantes conhecessem o município como o local onde vivem, com ênfase na sua história, cultura, aspectos geográficos, manifestações artísticas, costumes e tradições, identificando-se como membro participante e atuante no grupo de convívio social. “Buscando a construção de sua própria identidade, os alunos envolveram-se neste dia de visitas a diferentes locais do município”, pontuou.
Para ela, é de extrema importância que as crianças conheçam não somente a história da cidade onde vivem. “Alguns alunos nascem e vão para a escola sempre no mesmo município, até o final de seu processo de escolarização, sendo que estão inseridos no contexto do lugar, onde vivem a cultura e hábitos dos pais. Outros passam por várias escolas, em lugares diferentes, e possuem essa necessidade de conhecer melhor o local onde estão vivendo, as pessoas, a cultura, enfim, suas características”, explica.
Segundo Aline, os professores devem incentivar os alunos a conhecerem seu município e a valorizarem todo o patrimônio cultural e histórico da localidade na qual estão inseridos. “Proporcionando a valorização e o respeito pela cidade, o aluno pode ser capaz de se reconhecer como um membro presente no contexto social e participar ativamente como ente construtor dessa história”, defende a futura pedagoga.