Lideranças políticas cobram melhorias da Casan. Presidente da Companhia anuncia investimentos

25 de setembro de 2014

Administração e Finanças Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria do Procon Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Administração Diretoria de Agricultura Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein Escola de Educação Infantil São Pedro Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude Fundação Cultural Gabinete Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura

O presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan, Valter Gallina, esteve em Guabiruba na manhã desta quinta-feira, 25, anunciando investimentos de aproximadamente R$ 285 mil, sendo R$ 200 mil para um projeto de Sistema de Produção, que indicará a necessidade de investimentos a médio prazo. O estudo, iniciado há dois meses, tem previsão de conclusão para janeiro de 2015, e cerca de R$ 85 mil para serem aplicados de imediato na reforma da Casa de Química, localizada na rua José Dirschnabel, Centro. Foi anunciado ainda a contratação de um funcionário, totalizando 14 servidores no município. Antes do encontro, o presidente da Casan esteve em Botuverá.

A reunião no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba também abordou uma readequação no plano de saneamento municipal e teve a participação do prefeito, Matias Kohler, vice, Valmir Zirke, presidente da Câmara de Vereadores, Waldemiro Dalbosco, prefeito de Botuverá e vice-presidente da AMMVI, José Luiz Colombi, superindentente da Casan da região metropolitana da Grande Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho, secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba, Wagner Paulo Butsch e vereadores Felipe Eilert dos Santos, Luciano Schlindwein e Osmar Vicentini. Também participou a engenheira da empresa JRM Contrutora e Engenharia LTDA, Andrea Rosa Rosa, que executará as obras na Casa de Química, e o engenheiro sanitarista e proprietário da empresa Daussen e Barros Consultoria LTDA, Paulo Cesar Daussen, responsável pela execução do projeto em andamento.

Para ilustrar a situação da água fornecida aos consumidores, foram apresentados alguns filtros que atestam o alto grau de impurezas presente na água, o que reforçou a necessidade das melhorias solicitadas. Conforme o presidente, será trabalhado mais efetivamente para que a população comece a sentir as ações da Casan. “Buscamos alternativas para melhorar a parte operacional e com certeza após as reformas na Casa de Química, essa parte da turbidez, da cor, vai melhorar, mas que se ressalte, estão todas dentro dos parâmetros que regem a legislação”, pontuou Gallina. “Está em licitação uma revitalização de todo o sistema de abastecimento de água aqui do município de Guabiruba num valor de R$ 174 mil. Devemos logo logo assinar essa Ordem de Serviço”, complementou.

Além dos questionamentos dos vereadores durante o encontro, o prefeito falou da preocupação do município com a qualidade e com a quantidade de água, visto que a cidade cresce em ritmo acelerado. “O município acompanhará com atenção as propostas que serão apresentadas pela empresa e analisará com o cuidado devido, para que a população fique segura em relação à qualidade dos serviços prestados pela Casan”, disse o prefeito, que também solicitou para que seja incluído no estudo a possibilidade da captação de água ser feita do Ribeirão Cristalina,  Lageado Alto.