Guabiruba embarca para a III Feira Nacional de Matemática

11 de setembro de 2014

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Com o projeto Milch-mática, o município de Guabiruba garantiu vaga na III Feira Nacional de Matemática, que será de 24 a 26 de setembro em Salvador, na Bahia. O projeto foi orientado pela professora Emanoela Schmidt e desenvolvido pela turma do 4º ano da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt, do bairro Aymoré, durante 2013.  As alunas Gabriela Krempel Popper, 10 anos, e Ana Isabel Schweigert, 11, irão apresentar o trabalho na Feira.

“É difícil, mas não é impossível e a gente vai batalhar pra ganhar”, diz Ana Isabel. “Eu também quero ganhar. Estamos estudando bastante pra conseguir”, complementa Gabriela. As duas foram escolhidas para representar a turma por meio de sorteio ainda no ano passado, quando o trabalho passou pela etapa regional e estadual.

De acordo com a professora, os alunos estão bem empolgados com a participação nacional, o que gera mais estímulos para gostar da disciplina de Matemática. Para ela, que teve a ajuda também do professor de Artes, Gilberto Debatin Junior, na elaboração estética do trabalho, esta é uma vivência enriquecedora. “Todas estas experiências têm propiciado inúmeros aprendizados e importantes conquistas, então, é com muito orgulho que vamos representar nossa escola e o nosso município neste evento”, destaca.

Milch-mática

O objetivo do projeto foi desenvolver hábitos de alimentação equilibrada em articulação com os conhecimentos matemáticos propostos na grade curricular do 4º ano. Emanoela explica que o tema leite (milch no idioma alemão) surgiu a partir do conteúdo sobre alimentação, desenvolvido na disciplina de Ciências. “Depois da escolha do tema, foram desenvolvidas pesquisas com as famílias da escola sobre o consumo de leite”, pontua.

Várias etapas seguiram, como a produção de gráficos com o resultado da pesquisa, jogos com o tema leite, receita de pudim de leite, reciclagem de embalagens (lata e caixa), palestra com uma profissional nutricionista, que falou sobre os benefícios do leite, além da visita à residência de um agricultor, o qual mostrou seu rebanho e a ordenha manual e com maquinário.

Um dos momentos do trabalho que a professora destaca, foi o de campanha. “Realizamos duas campanhas de arrecadação de leite, na escola e nas dependências dos mercados do bairro. Os litros de leite arrecadados foram entregues às famílias carentes do município e para o grupo de idosos do Aymoré”, ressalta. “Durante o projeto, produzimos jogos que auxiliaram na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar leite natural de vaca, pudim de leite fabricado por eles e queijo colonial”, complementa.

Saiba Mais sobre a Feira

A primeira edição da Feira Nacional de Matemática foi realizada em julho de 2010 em Blumenau com a participação dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia e um total de 59 trabalhos. A segunda edição foi em julho de 2013 em Brusque com a participação dos estados de Amapá, Acre, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com um total de 65 trabalhos. Por decisão na assembleia no V Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática, ocorrido em março de 2013 em Rio do Sul, ficou decidido que a Feira Nacional passaria a ser anual sendo escolhido o Estado da Bahia para sediar a terceira edição, momento em que serão apresentados 200 trabalhos.

leia também