Guabiruba será palco do I Fórum Regional de Cultura e o VI Fórum de Cultura de Guabiruba

18 de outubro de 2024

Sem Categoria

Evento acontece no dia 20 de novembro, inscrições são gratuitas

No dia 20 de novembro, Guabiruba sediará o I Fórum Regional de Cultura – Edição AMVE e o VI Fórum de Cultura de Guabiruba, com o tema "Cultura que Transforma Territórios!". O evento será realizado no Guabirubense Buffet e Eventos, situado na Rua José Fischer, 370, Centro 1, Guabiruba As inscrições para o evento são gratuitas e já podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/i-forum-regional-de-cultura-edicao-amve-e-vi-forum-de-cultura-de-guabiruba/2677806

O evento é uma realização da Prefeitura de Guabiruba, Fundação Cultural de Guabiruba e Conselho Municipal de Cultura de Guabiruba, com o apoio de parceiros como:

AMVE (Associação dos Municípios do Vale Europeu), Congesc (Conselho Gestor de Cultura), FECAM (Federação Catarinense de Municípios), Sicredi, Norte Alta Marketing, UNIFEBE, Captarama, Guaba, Fazzenda Park Resort, ACIG (Associação Empresarial de Guabiruba), Núcleo de Economia Criativa de Guabiruba, e Sociedade do Pelznickel.

Durante o evento, acontecerá a eleição do novo Conselho Municipal de Cultura de Guabiruba (CMCG), que é composto por representantes de diferentes segmentos culturais. O conselho desempenha um papel essencial na formulação de políticas culturais, promovendo a articulação entre o setor público, privado e a sociedade civil.

O fórum será também uma oportunidade para a apresentação e lançamento do livro que aborda os aspectos, características e números da cultura em Guabiruba, através principalmente do fomento realizado em 12 anos de existência do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Guabiruba

Além disso, o evento trará discussões importantes sobre o impacto da cultura no desenvolvimento local, a economia criativa e o papel dos conselhos de cultura na gestão e promoção de ações culturais.

A Superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba e Presidente do Colegiado de Cultura da AMVE, Jenifer Schlindwein, destaca a importância da participação de todos:

"Todos(as) os(as) agentes culturais de Guabiruba e região estão convocados(as) a participar deste momento ímpar! Queremos colocar a cultura em destaque nos debates de desenvolvimento social e econômico, além de formar um conselho engajado para os próximos anos. Será um evento divertido e diverso, com momentos diferenciados para absorver conhecimento e trocas!"

O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Guabiruba, Fabiano Siegel, também enfatiza a relevância do evento:
"Hoje temos uma identidade cultural muito forte, o poder executivo, a fundação cultural, o conselho cultural e o povo são muito atuantes, que faz Guabiruba ter esta relevância. Nós como fazedores da cultura temos a competência de preservar e organizar ela, partindo disso, falo da importância do Fórum da Cultura que é essencial para organização e preservação de nossa cultura. Quero convocar todos que de uma forma pertençam e admiram a cultura de Guabiruba participem deste fórum que dará constituição do novo conselho Municipal de Cultura que terá o objetivo zelar e prosperar sempre mais a nossa identidade."

MATUTINO

[CAFÉ DA MANHÃ SERVIDO]

•          8h30 - Credenciamento e acolhida com apresentação musical com o músico Rodrigo Kormann

•          9h30 - Abertura do evento

•          10h - Entidades municipalistas e de apoio à gestão cultural: Congesc, Amve e Cimvi

•          10h15 - Apresentação da Case de Sucesso da Sociedade do Pelznickel

•          11h - Palestra: Economia criativa e sua aplicação local e regional, com Mariângela Oneda Mello

•          12h - Apresentação cultural com o Grupo de Dança Folclórica Alle Tanzen Zusamenn

[ALMOÇO SERVIDO]

VESPERTINO

•          13h30 - Apresentação cultural de Batalha de Rima Free Style

•          13h45 - Mesa de lançamento do livro: 12 anos de Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Guabiruba e Apresentação de Indicadores de Cultura

•          15h - Apresentação cultural com o Grupo de Dança Folclórica Tutti Buona Gente

•          15h15 - Palestra: A Cultura e suas políticas públicas para os Conselhos de Cultura, com Roselaine Vinhas

[CAFÉ DA TARDE SERVIDO]

ELEIÇÃO DO NOVO CMCG

•          16h30 - Condução para a despedida dos conselheiros(as) e votação do novo Conselho de Cultura de Guabiruba

•          17h30 - Foto e entrega dos bottons ao novo Conselho

FECHAMENTO

•          Sorteios de prêmios aos participantes (somente ao presentes no local).

Brindes: bicicleta, consultoria para projeto cultural, cesta de artesanatos de Guabiruba, kit de livros, day use do Hotel Fazzenda Park Resort, cartões de jantar italiano.

•          Informações sobre o calendário de eventos do final de ano e foto geral do evento

Durante o evento, haverá estandes institucionais que apresentarão novidades sobre cultura regional, negócios e economia criativa.

Transporte Gratuito

A organização disponibilizará ônibus gratuito para os participantes vindos das cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. O transporte será oferecido aos inscritos que optarem por esse serviço no momento da inscrição. Informações sobre os pontos e horários de embarque serão enviadas por e-mail.

I Fórum Regional de Cultura – Edição AMVE e VI Fórum de Cultura de Guabiruba

Data: 20/11 – 8h30
Local: Guabirubense Buffet e Eventos, Rua José Fischer, 370, Centro 1, Guabiruba, SC