Guabiruba é denominada como a Capital Catarinense do Pelznickel

14 de dezembro de 2023

Fundação Cultural Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico

Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na tarde desta quarta-feira, dia 13.

Em meio as celebrações do Natal Mágico de Guabiruba e às vésperas da abertura da Pelznickelplatz, a comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) aprovava o projeto e Lei n. 0193/2023, de autoria do Deputado Napoleão Bernardes que denomina o município de Guabiruba como a Capital Catarinense do Pelznickel, tradição germânica mantida desde o século passado no território. Nesta semana, o projeto é enfim aprovado por unanimidade na Câmara e segue para sanção do governador Jorginho Mello.

A aprovação aconteceu na tarde de ontem, dia 13, por unanimidade, em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado. No relatório do projeto, é destacado que “a tradição ganhou destaque e reconhecimento nacional, levando à criação do festival Pelznickelplatz, em 2011, evento que busca apresentar a figura mítica aos turistas, impulsionando atividades turísticas e econômicas naquele Município e no Estado” - Evento este que é promovido pela Sociedade do Pelznickel, que mantém as atividades de manutenção da lenda desde 2005.

Ainda na região e na última década, muitas pesquisas passaram a utilizar o Pelznickel e as figuras folclóricas natalinas como objeto de estudo acadêmico, partindo desde a influência histórica, cultural, psicológica e mais recentemente a sua função turística. No ano de 2018, o legislativo de Guabiruba aprovou a Lei n. 1667/2018 que denominou o personagem como “Patrimônio Cultural, Histórico e Imaterial do município, sendo um dos marcos para a tradição.

Para Vandrigo Kohler, presidente da Sociedade do Pelznickel, “o título engrandece e fortalece para manter viva a tradição trazida por nossos colonizadores alemães, destacando Guabiruba ainda mais no cenário regional e nacional, por ter um Natal diferente, único e Mágico”, e afirma estar muito feliz pela aprovação no estado.

No âmbito cultural, a Superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, ressalta que “o município terá destaque a partir deste feito, em relação ao bom trabalho realizado em coletivo, portanto é um lembrete para a manutenção de ações culturais de continuidade entre sociedade civil, setor público e privado” e parabeniza Guabiruba e a todos que contribuem de alguma forma para a realização da tradição do Pelznickel.

Letícia Morgana Fischer, Secretária de Turismo, afirma que a aprovação é também fruto do esforço coletivo ao tornar a tradição um Patrimônio Imaterial guabirubense, reconhecido desde 2018. “Agora teremos o desafio em transformar Guabiruba na Capital Nacional do Pelznickel que trará grande visibilidade turística e atrairá novos visitantes ao município fomentando o desenvolvimento” destaca Letícia.

“Com certeza é mais um passo importante para o município, principalmente para o turismo e as tradições de nossa região. Ser a Capital do Pelznickel traz ainda mais orgulho para os guabirubenses e o belo trabalho que vem sendo feito na cultura de nosso lugar, mas com certeza o mérito começa por aqueles que mantiveram a tradição ao logo de todos estes anos” ressalta o prefeito Valmir Zirke.

Assim, a denominação de “Capital Catarinense do Pelznickel” altera e passa a constar no anexo único da Lei Estadual n. 16.722/2015, que “Consolida as Leis que conferem denominação adjetiva aos municípios Catarinenses”.