EJA celebra diversidade cultural e educação interdisciplinar

5 de setembro de 2023

educação EJA Sem Categoria

Evento foi realizado nesta segunda-feira, na Escola Arthur Wippel

Na noite de ontem, segunda-feira, 04, a EJA de Guabiruba - Educação de Jovens e Adultos – realizou uma exposição de arte, cultura e educação.  O evento reuniu alunos, professores e a comunidade local para explorar a riqueza da diversidade cultural brasileira e global, por meio de projetos interdisciplinares, denominados "As Cores do Brasil" e "Vivendo Guabiruba".

A iniciativa foi concebida pelas professoras Kátia Medeiros Corrêa e Caroline Dutra, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos em Linguagens e Ciências Humanas, promovendo a valorização da diversidade cultural e étnica. O evento reuniu todas as turmas da EJA, proporcionando uma experiência enriquecedora para a comunidade.

A noite começou com uma emocionante apresentação de voz e violão de Caio César Mariotto, aluno da professora Kátia, que cativou o público com sua música. Em seguida, o grupo de capoeira do Mestre KBlera se apresentou, demonstrando os elementos da capoeira e compartilhando informações sobre a rica história dessa arte marcial cultural afro-brasileira.

Um dos destaques do evento foi a exposição dos trabalhos artísticos realizados pelos alunos da EJA durante as aulas. Os visitantes puderam apreciar uma variedade de criações, incluindo fotografias de Guabiruba, bonecas africanas de argila e cartazes que celebram personalidades negras e culturas de diversos países. Essas obras refletiram o compromisso da instituição em promover a apreciação da diversidade cultural e étnica, bem como o talento e a criatividade de seus alunos.

Por fim, entrou em cena o Pelznickel, um dos principais personagens da cultura guabirubense. O público pôde sair do evento inspirado e com uma percepção mais profunda da riqueza cultural que existe em Guabiruba, no Brasil ao redor do mundo.

“Durante o projeto, nós trabalhamos em sala de aula a área de Linguagens e a área de Ciências Humanas. Nós fomos desenvolvendo as telas, fizemos aulas de fotografia para que os alunos conseguissem fotografar as belas paisagens da cidade. Também trabalhamos as histórias, as lendas, o racismo estrutural, trabalhamos a questão do direito e das leis”, afirma a professora Kátia. “Estamos bem empolgados e acredito que o projeto foi um sucesso. É só olhar ao redor e ver que as pessoas estão se divertindo, está tudo muito lindo”, considera.

Como combinado, os visitantes foram convidados a contribuir com 1 kg de alimentos não perecíveis ou roupas. Como resultado, foi conseguido arrecadar um total de 110 kg desses itens, que foram generosamente doados à Assistência Social Paroquial de Guabiruba. Esta ação faz parte do projeto intitulado "Alimentando a Fome e Aquecendo o Frio," uma iniciativa realizada pelos formandos da turma EJA Profissionalizante – 41.

A EJA

A Educação de Jovens e Adultos é uma realização do SESI de Brusque, que há aproximadamente 12 anos possui parceria com a Prefeitura de Guabiruba. Atualmente a EJA em Guabiruba possui seis turmas, sendo quatro de ensino fundamental e dois de ensino médio. As aulas acontecem presencialmente, no período noturno, uma vez por semana na Escola Arthur Wippel. Já o acompanhamento das atividades se dá virtualmente através de uma plataforma online voltada ao desenvolvimento dos alunos.

Podem se matricular jovens a partir de 15 anos completos para o ensino fundamental e adultos com 18 anos completos que não completaram o ensino médio. Para saber quando haverá a troca de área para realizar a matrícula, o guabirubense pode entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo 47 3308-3102. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua José Dirschnabel, Centro, Edifício Anna Clara, segundo piso.

Fotos: Gabrieli Kohler