Notícias
Alterações no Calendário de Vacinação Infantil e Grupos Prioritários para a COVID-19
19 de janeiro de 2024
Coordenadoria de vacinas informa sobre novas mudanças
A Coordenadoria de Vacinas de Guabiruba com o objetivo de manter todos os envolvidos atualizados sobre as diretrizes de vacinação contra a COVID-19, informa as recentes modificações no calendário de vacinação infantil e nos grupos prioritários, de acordo com a Nota Técnica nº 118/2023.
Inclusão da Vacina COVID-19 no Calendário de Vacinação Infantil:
Conforme a mencionada nota técnica, a vacina COVID-19 foi incorporada ao Calendário de Vacinação Infantil como rotina. Destacamos que a população prioritária para esta inclusão compreende crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinadas ou possuem esquema vacinal incompleto.
Dose de Reforço para Grupos Prioritários:
Adicionalmente, uma dose de reforço da vacina COVID-19 é agora recomendada para os seguintes grupos prioritários, com os respectivos intervalos entre as doses:
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores
- Pessoas Imunocomprometidas
- Gestantes e Puérperas
- Trabalhadores de saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade > 18 anos
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- Pessoas em situações de rua
Alteração nos Esquemas Primários:
É importante ressaltar que os esquemas primários de vacinação contra a COVID-19 não serão mais recomendados rotineiramente para indivíduos com 5 anos de idade ou mais que não façam parte do grupo prioritário.
Contudo, qualquer pessoa não vacinada anteriormente ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a COVID-19 pode optar por iniciar ou completar o esquema primário de vacinação.
Reforçamos a importância da adesão a essas recomendações para garantir a proteção individual e coletiva contra a COVID-19. A colaboração de todos é importante para alcançarmos um ambiente mais seguro e saudável.
Mais informações podem ser retiradas na Sala de Vacinas da policlínica ou entre em contato com o setor da saúde pelo 47 3308-3160