Agrega Casa Scharf abre suas portas em Guabiruba com programação cultural

21 de junho de 2024

Fundação Cultural

Evento é baseado no fortalecimento das artes visuais do município

A Fundação Cultural de Guabiruba tem o prazer de anunciar a abertura do evento "Agrega Casa Scharf", que será realizado no Museu Casa Scharf, localizado na Rua Prefeito Carlos Boos, n° 1935, Bairro Aymoré, entre os dias 1º e 5 de julho das 08h as 21h

O evento promete ser um marco cultural, destacando a criatividade e a expressão artística de talentosos artistas locais e regionais. A exposição contará com uma vernissage no dia 1º de julho, às 18h, onde os visitantes poderão apreciar as obras que transformam a Casa Scharf em um verdadeiro centro cultural.

A superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein demonstra felicidade com o evento “Estamos muito contentes em poder promover o movimento das artes visuais em Guabiruba mais uma vez, contando com uma programação diversa em um ambiente histórico para a cidade. Convidamos a todos a prestigiar as três exposições que integram o Agrega, abrindo espaço para o diálogo e apreciação artística nos dias atuais.”, ressalta a gestora.

Biografia dos artistas e exposições:

Arthur Castro

Arthur Castro, de apenas 10 anos, encontrou inspiração para seus desenhos após visitar a exposição do artista argentino Victor Delhez no Museu Sivori, em Buenos Aires, em julho de 2023. Desde então, suas criações exploram um universo surrealista de caos e reflexões existenciais. Utilizando técnicas simples, mesclando traços de lápis e caneta em papel, Arthur cria um universo visual único e provocativo, convidando os espectadores a refletirem sobre temas quotidianos explorando os aspectos sombrios da mente por meio do surrealismo.

Silvia Teske

Nascida em Brusque em 1960, Silvia Teske é mestre em Artes Visuais pelo Centro de Artes da UDESC. Sua exposição "Minhas Nossas Senhoras" é uma série que foi exposta pela primeira vez em 2021, durante a pandemia, mas já cultuava a relação entre o sagrado e o profano desde a década de 90. A série reúne releituras de santas cristãs com outras figuras imaginativas, refletindo sobre o feminino e ampliando a ideia de beleza. Suas obras surgem com humor e irreverência para mostrar um universo onírico que permeia nossa espiritualidade.

Vanessa Paz

Natural de Guabiruba, Vanessa Paz é uma artista nômade que atualmente recentemente residiu em Lisboa, Portugal, após um período transformador em Londres, Reino Unido. Suas obras expressam sua busca contínua por uma voz distinta, encapsulando sua narrativa pessoal e sua exploração de diversas geografias. A exposição em Guabiruba traz telas criadas em Lisboa, contrastando a visão da cidade grande com a preservação da infância e da imaginação na cidade natal da artista. Vanessa destaca como a inocência infantil, preservada em Guabiruba, proporciona sanidade e clareza, servindo de chave para uma vida equilibrada e positiva.

Programação Completa:

01 de julho:

08h: Abertura da exposição

18h - 18h30: Vernissage com coquetel (Aberto ao público)

02 de julho:

08h: Abertura do museu

18h: Aulão com as turmas de desenho e pintura da Fundação Cultural de Guabiruba (programação fechada exclusiva)

03 de julho:

08h: Abertura do museu

19h: Visitação da turma do EJA Guabiruba (programação fechada e exclusiva)

04 de julho:

08h: Abertura do museu

15h30 às 21h: Piquenique cultural com as turmas de língua alemã da Fundação Cultural de Guabiruba (programação fechada e exclusiva)

05 de julho:

08h: Abertura do museu

19h: Show de encerramento com o cantor e compositor Carmino (Aberto ao público)

21h: Encerramento do dia

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp 47 3308-3114 ou pelo e-mail cultura@guabiruba.sc.gov.br.