Notícias
Encontro discute Programa de Alimentação Escolar
30 de janeiro de 2013
Na tarde de quarta-feira, 30, agricultores da região estiveram reunidos no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba para tirarem suas dúvidas sobre as exigências da Lei Federal nº. 11.947, de junho de 2009, a qual prevê que pelo menos 30% da alimentação fornecida para as escolas públicas deve ter sua origem na agricultura familiar. Cerca de 20 produtores participaram do encontro com a nutricionista da Secretaria da Educação e responsável pelo programa em Guabiruba, Elisa Vidotto Bruns.
Segundo Elisa, a reunião teve o propósito de explicar todo o processo de compra e venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar, bem como definir os procedimentos necessários para o cumprimento da lei. “Após a reunião será realizada a abertura da Chamada Pública, processo para definir os agricultores que irão integrar o Programa de Alimentação Escolar”, explicou a nutricionista.
Para o agricultor João Razera, o programa beneficia a todos. “É bom para o agricultor, que ganha um dinheiro extra, para os alunos, que tem uma boa alimentação e para o município”, disse ele, que tem interesse em ver seu feijão, cultivado nas terras do Lageado Alto, transformado em merenda nas escolas do município em 2013.
Os agricultores interessados em integrar o programa devem ficar atentos ao processo de Consulta Pública, que será publicado no site da prefeitura (www.guabiruba.sc.gov.br) e deverão entregar a documentação até 14 de fevereiro.
Programa teve início em 2010
O Programa foi implantando na cidade em setembro de 2010 e todas as escolas da rede municipal estão inseridas no projeto. “É uma lei que tem que ser cumprida. Nosso município sempre ofertou uma alimentação de qualidade aos alunos, mas esta legislação veio para ofertar produtos mais diversificados e saudáveis, além de possibilitar maior geração de renda aos agricultores da região”, destaca Elisa.
Publicado por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba