Plano Diretor de Guabiruba será revisto em 2013

21 de janeiro de 2013

Notícias

A revisão do Plano Diretor de Guabiruba é uma das medidas anunciadas pelo secretário de Planejamento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Wagner Paulo Butsch. O objetivo é iniciar as discussões com a comunidade em fevereiro e concluir as revisões ainda este ano para que o município inicie 2014 se adequando às novas exigências. “Precisamos barrar o crescimento desordenado e promover o desenvolvimento organizado a médio e longo prazo”, afirma o secretário.

À frente da secretaria desde o início do ano, Butsch declara que as decisões da pasta irão passar pelo diálogo com a população, principalmente nos assuntos que abrangem a alteração do Plano Diretor. “As decisões serão levadas até os munícipes para discussão. Por isso, todos devem participar e contribuir para estabelecer as diretrizes que vão nortear o desenvolvimento da cidade”, pontua ele, ressaltando que o processo contará também com a assessoria da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).

Além da revisão do Plano, outras medidas foram anunciadas pelo secretário. Entre elas está a regularização fundiária, elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Programas de Educação no Trânsito e de Fiscalização Preventiva. “A cidade será dividida em zonas e dois fiscais irão orientar a população sobre a construção em áreas irregulares, como em APPs (Áreas de Preservação Permanente) ou encostas, entre outros. Faremos a fiscalização preventiva e, se necessário for, a corretiva. Nosso objetivo é conscientizar a população”, declara Butsch.

Semáforo será instalado no bairro Imigrante

O secretário adianta ainda que um semáforo será instalado no cruzamento entre as ruas Guabiruba Sul, Nicolau Schaefer e Vicente Scharf. O objetivo é reduzir o número de acidentes e facilitar a entrada e saída de veículos das vias Nicolau Schaefer e Vicente Scharf, principalmente neste momento em que as vias recebem o fluxo de veículos desviados com as obras de pavimentação asfáltica entre Guabiruba e Brusque. “Ocorrem muitos acidentes graves naquele cruzamento e com o semáforo vamos poder dar mais segurança aos usuários que trafegam naquele local. Além disso, o semáforo é uma reivindicação da comunidade local”, enfatiza.

Um estudo técnico será realizado pela Diretoria de Trânsito para verificar em quais pontos há necessidade de redutores de velocidade. “O que dá para adiantar é que reforçaremos a sinalização, que é precária, e serão feitas travessias elevadas em frente aos pontos públicos, como escolas e unidades de saúde. Há um tráfego grande de pedestres nesses locais e a travessia irá funcionar como redutor de velocidade, gerando mais segurança aos pedestres”, conclui.

Publicado por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba

leia também